alerta

Com proposta de 6,5%, aeroviários e aeronautas têm indicativo de greve no dia 22

Fentac lamenta que, apesar do crescimento do setor aéreo, o sindicato patronal oferece apenas 0,16% de ganho real

Viviane Barbosa/Mídia Consulte

Dirigentes do Snea reuniram-se com sindicalistas nesta segunda-feira (12) em São Paulo: impasse nas negociações

São Paulo – Aeronautas e aeroviários de todo o país entraram hoje (13) em estado de greve, segundo informaram a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac-CUT) e o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). As duas categorias farão assembleia amanhã, às 14h, e a expectativa dos dirigentes sindicais é que a greve seja marcada para o próximo dia 22.

Ontem, aeronautas (pessoal de bordo) e aeroviários (funcionários em terra) reuniram-se com o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea), formado pelas empresas TAM, Gol, Avianca e Azul, que mantiveram a proposta de reajuste salarial de 6,5%, pouco acima da inflação – o INPC acumulado em 12 meses, até a véspera da data-base (1º de dezembro), é de 6,33%. Os sindicatos representam aproximadamente 70 mil trabalhadores.

Segundo o presidente da Fentac, Sérgio Dias, a paralisação dos aeroviários com os aeronautas deverá afetar todos os serviços nos aeroportos e aeronaves, como check-in, rampas e serviço de bordo. “Nossa sensação é de perplexidade. Demonstramos com dados que o setor aéreo só cresce no Brasil, e mesmo assim o sindicato patronal oferece apenas 0,16% de ganho real. A categoria rejeita e irá pressionar”, afirma Dias.

Campanha

No dia 7 as categorias reduziram a reivindicação de 11% para 9% de reajuste, mas mesmo assim a proposta foi rejeitada pelo sindicato patronal.

Segundo dados Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), a demanda operacional do transporte de passageiros cresceu 5,33% no Brasil nos últimos 12 meses. Em 2014, foram transportados 121,6 milhões de passageiros, ante 115,2 milhões em 2013.

A base da Fentacé representada pelo SNA e pelos sindicatos regionais dos aeroviários de Guarulhos, Porto Alegre, Campinas, Recife, além do Sindicato Nacional dos Aeroviários, que representa 22 estados.

Leia também

Últimas notícias