Em campanha

Petroleiros rejeitam proposta de reajuste e dão prazo à Petrobras

Índice está 'muito aquém da reivindicação e abaixo da média' de outras categorias

São Paulo – Os petroleiros rejeitaram proposta de reajuste feita na quarta-feira (10) pela Petrobras. Segundo a FUP, federação da categoria, o índice “está muito aquém da reivindicação dos petroleiros e abaixo da média do que tem sido conquistado pelas demais categorias”. A avaliação foi feita durante reunião, no Rio de Janeiro, do Conselho Deliberativo da entidade, formado por dirigentes da federação e de sindicatos filiados. Além da rejeição, foi fixado prazo, até o dia 23, para que a empresa apresente nova proposta salarial.

A reposição de perdas com a inflação (6,51% em 12 meses, variação do IPCA até agosto, véspera da data-base) já estava assegurada. O reajuste de 7,58% na Remuneração Mínima por Nível e Região (RMNR) representaria, segundo a FUP, aumento real (acima da inflação) entre 0,79 e 1 ponto percentual. A entidade cita estudo do Dieese sobre campanhas salariais, apontando 45% das categorias com ganho real de 1 a 2 pontos e 20% de 2 a 3 pontos percentuais.

Foi marcada nova reunião do conselho para o dia 24, para avaliar a possível contraproposta e a sequência da campanha salarial.