Campanhas

Petroleiros avaliam proposta de reajuste salarial da Petrobras

Segundo federação, índice supera a inflação em aproximadamente um ponto

São Paulo – Representantes dos petroleiros vão se reunir amanhã (11) e sexta-feira (12) para avaliar a proposta de reajuste salarial apresentada pela Petrobras, em reunião realizada hoje, no Rio de Janeiro, e que inclui aumento em torno de um ponto percentual acima da inflação. Segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP), o índice de 7,58% sobre a Remuneração Mínima por Nível ou Região (RMNR), política salarial interna da empresa, equivale a 0,79 a 1 ponto de ganho real. Além disso, a Petrobras oferece um abono equivalente a uma RMNR ou R$ 7.200 – o que for maior. A reposição de perdas com a inflação, de 6,51% (variação do IPCA em 12 meses) será paga no próximo dia 25.

Com data-base em 1º de setembro, os petroleiros reivindicam 5,5% de aumento real. A proposta da estatal inclui ainda reajuste de 10,22% no auxílio-alimentação.

Os bancários, também em campanha, têm reuniões com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) hoje e amanhã. É a quarta rodada de negociação. Entre outros itens, eles reivindicam reajuste de 12,5% (índice que inclui aumento real) e participação nos lucros ou resultados (PLR) equivalente a três salários mais R$ 6.247.

Várias categorias têm campanhas salariais em andamento ou por começar. Além de bancários e petroleiros, é o caso de comerciários, gráficos, metalúrgicos, químicos e trabalhadores nos Correios.

Leia também

Últimas notícias