fundação

Bancários de SP e metalúrgicos do ABC ampliam parceria em TV e rádio

Dois dos maiores sindicatos do país anunciam investimentos em ampliação de estrutura que mantém TVT e Rádio Brasil Atual

Paulo Pepe/Sind Bancários SP

Juvandia Moreira e Rafael Marques: esforço político e ousadia para ampliar programação e público

São Paulo – O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC assinaram hoje (25) um contrato de parceria como contenedores da Fundação Sociedade Comunicação, Cultura e Trabalho. A entidade, criada em 1991, detém as outorgas da TVT, a TV dos Trabalhadores, e da Rádio Brasil Atual, no 98,9 FM em São Paulo e 93,3 FM no litoral paulista. O acordo representará a gestão compartilhada das concessões de televisão e da rádio, que têm em sua concepção duas das maiores entidades sindicais do país.

O presidente da fundação, Valter Sanches, vê o acordo como a formalização de uma parceria que vem se fortalecendo desde 2006, a partir do lançamento da Revista do Brasil, da Editora Atitude, entidade privada criada em princípio para responder pela publicação mensal e, posteriormente, por parte da programação de radiojornalismo da Rádio Brasil Atual. “A gente já tem um trabalho de cooperação. Agora vamos cooperar também na TV e na rádio de forma orgânica, e dividir sobretudo a direção política do projeto, que exige recursos para alcançar maior visibilidade.”

Outras histórias do projeto
:: Revista do Brasil, junho de 2006: informação transforma
:: Jornal Brasil Atual: 10 anos de história
:: Agosto de 2009: surge uma nova televisão
:: Rádio Brasil Atual, 2012: novas ondas no ar
:: RdB, um ano: leitores e profissionais analisam a revista

O coordenador da Rede Brasil Atual, Paulo Salvador, diz que o projeto caminha agora para redesenhar sua configuração. “Temos de pensar na ampliação do jornalismo, dos programas de debates, na prestação de serviço, isso tanto para a TV como para rádio. Para revista, jornal, portal, rádio e TV, cada um com sua linguagem e público, começa um novo momento”, diz.

A parceria é um gesto ousado, de difícil decisão, de muito esforço financeiro e político, avalia o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques. “É uma decisão que fortalece todo nosso objetivo de produzir informação de qualidade. E não faltarão adversários tentando criar obstáculos. É uma disputa de opinião pública e de poder. Esse acordo vai viabilizar a ampliação da programação e fazer com que mais pessoas se interessem pelo nosso conteúdo”, afirma.

A primeira ação concreta decorrente desse acordo é a aquisição de um transmissor de 80 quilowatts com tecnologia HD. A iniciativa prevê investimentos estimados em R$ 3 milhões. Com transmissão a partir da Avenida Paulista, em São Paulo, a expectativa é que o novo canal 44 HD alcance dezenas de municípios da região metropolitana, um público exposto de 25 milhões de pessoas. As instalações devem ser concluídas em 90 dias e o início das transmissões, em 120 dias.

A presidenta do Sindicato dos Bancários, Juvandia Moreira, recorda que a parceria também vai ao encontro de uma bandeira antiga da CUT, da qual as duas entidades estão entre as fundadoras: a democratização dos meios de comunicação. “É uma alegria para nós e muito importante para a classe trabalhadora. É um grande passo para a democratização pela qual tanto lutamos. Enquanto o país não institui um novo marco regulatório para coibir o monopólio e se abrir para a diversidade de opiniões, vamos caminhar para a multiplicação de conteúdos para além do circuito da imprensa hegemônica”, acredita.

Ouça reportagem de Cláudia Manzzano na rádio