abc paulista

Metalúrgicos aguardam abertura de 300 vagas na Toyota para produção de carro elétrico

Montadora aguarda pacote federal para fabricar o modelo híbrido Prius na fábrica de São Bernardo

adonis guerra/abcd maior

Metalúrgicos votam em assembleia condição para produzir o carro elétrico

São Bernardo do Campo – A fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, entrou em preparação para produzir o Prius, seu carro híbrido, movido por eletricidade e combustível. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, afirmou que a empresa aguarda anúncio do governo federal sobre um pacote de incentivos ao setor para iniciar as 300 contratações e a linha de produção.

A montadora firmou um acordo com o sindicato na última semana prevendo reajustes salariais, PLR (Participação nos Lucros ou Resultados) e benefícios até 2016. “O acordo com a montadora prevê este carro em São Bernardo, atrelado a investimentos e contratações. A Toyota é uma das empresas que mais investem em treinamento dos funcionários. Portanto, boa parte deles já está apta a atuar na produção deste carro. Para implantar a nova linha, a fábrica precisará de espaço e, por isso, estuda mudanças internas”, disse Marques. A estimativa da entidade é de que sejam fabricadas 3 mil unidades por ano a partir de 2016.

O pacote do governo federal é esperado para este mês e prevê incentivos fiscais para montadoras com fábricas instaladas no país que investirem em pesquisa e desenvolvimento para a produção de veículos que consumam menos combustível e que emitam menos poluentes. As metas estão embutidas no Programa Inovar-Auto, que visa a aumentar a competitividade do setor automotivo e melhorar em, no mínimo, 12% a eficiência energética dos veículos.

Os detalhes ainda não foram divulgados pelo governo federal, mas Marques entregou um relatório com sugestões de ações para serem acrescentadas ao pacote à presidenta Dilma Rousseff. “A região (ABC) é a mais preparada para atender ao novo desafio. Temos profissionais preparados, e diversas instituições de ensino. Somos o berço do setor automotivo no país e por isso temos uma bagagem de conhecimento e estrutura”, afirmou.