Educação

Presidente de confederação de trabalhadores em educação é reeleito com 83,7% dos votos

Categoria prepara greve para março

sintep

Roberto Franklin de Leão, reeleito e já à frente de um novo movimento pelos direitos dos trabalhadores em educação

São Paulo – O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin de Leão, foi reeleito para a gestão 2014-2017 da entidade, que encerrou ontem (19) o seu 32º congresso, em Brasília. A chapa liderada por Franklin, com 31 integrantes de várias correntes políticas, recebeu 83,7% dos votos. A vice-presidência ficou com Milton Canuto, de Alagoas, e a secretaria geral, com Marta Vanelli, de Santa Catarina. Franklin é paulistano e professor da rede pública estadual.

A categoria já se prepara para uma greve nacional, marcada para 17 a 19 de março, em protesto contra o reajuste de 8,32% no piso salarial para este ano, índice que Franklin classificou de “lamentável”. A expectativa era de pelo menos 15%.

Servidores

A nova direção da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) tomou posse na última sexta-feira (17). O secretário-geral é Sérgio Ronaldo da Silva, funcionário da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no Distrito Federal. Na atual composição, Josemilton Maurício da Costa (Ministério da Fazenda, Rio de Janeiro) ocupa a secretária de Administração, Pedro Armengol de Souza (Ministério do Trabalho e Emprego, Piauí) é o secretário de Finanças e Luís Cláudio de Santana (servidor civil do Ministério da Marinha, Rio), secretário de Imprensa e Comunicação. O mandato também vai até 2017.