produção no ABC

Prefeitura do ABC paulista projeta 5 mil empregos diretos com fabricação de caças

Para confederação de metalúrgicos, produção de peças para aviões da nova frota da FAB irá criar mais 17 mil postos de trabalho na região

Wikimedia Commons

Os 36 novos caças da FAB começarão a ser entregues em 2018

São Paulo – A compra dos caças Gripen NG, da empresa sueca Saab, para renovar a frota da Força Aérea Brasileira (FAB), irá criar cerca de 5 mil empregos diretos na linha de montagem na região do ABC paulista, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, Jefferson José da Conceição. Além disso, a fabricação de partes do avião em terras brasileiras trará 17 mil novos empregos indiretos com a instalação da indústria sueca em São Bernardo, de acordo com a Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM) da CUT.

Para Conceição, a produção dos caças trará a oportunidade de desenvolver os estudos na área de engenharia no ABC. “Nessas negociações serão estabelecidas a constituição de uma unidade de montagem de parte da produção da asa e da fuselagem central do avião. Tão importante quanto isso é a possibilidade de envolver os nossos centros de engenharia e as nossas universidades no desenvolvimento de pesquisa em torno desses aviões de alta tecnologia”, disse ontem (19), em entrevista à TVT.

O contrato do governo federal com a empresa sueca prevê a compra de 36 caças por US$ 4,5 bilhões. As primeiras unidades serão entregues à FAB em 2018. Também está sendo negociada no texto do acordo a transferência de tecnologia para a Embraer e a nacionalização progressiva da produção.

Segundo o secretário-geral da CNM-CUT, João Cayres, além da produção dos novos caças a Saab prevê investimentos em torno de R$ 150 milhões para São Bernardo.