Nível superior

Servidores cobram da prefeitura de São Paulo clareza em fórmula de composição salarial

Trabalhadores entregaram carta com questões da categoria e reúnem-se na terça (8) com expectativa de esclarecimentos

São Paulo – Representantes dos servidores municipais de São Paulo têm amanhã (8) uma nova reunião marcada com a prefeitura na mesa central do Sistema de Negociação Permanente (Sinp). Os trabalhadores entregaram uma carta com 28 questões para alteração da forma de pagamento para subsídios e aguardam esclarecimentos. Na quarta (9), fazem assembleia às 18h.

Segundo informações do sindicato dos servidores, o Sindsep, a proposta de modificar a forma de remuneração atual (composição de verbas salariais com subsídios) foi apresentada pela prefeitura sem nenhum esclarecimento. A ideia se estende a todas as carreiras de especialistas com nível universitário em desenvolvimento urbano, administração orçamento e finanças, informações técnica cultural e desportiva e assistência social.

Com a mudança, os funcionários terão incorporados aos seus salários as gratificações do funcionalismo público. O governo propõe o fim do quinquênio e da sexta parte (valor adicional pago após 20 anos de trabalho), por exemplo.

“Com a retomada das reuniões nós queríamos discutir a revisão salarial, já que passamos tantos anos sem correção da inflação, para depois discutir um plano de carreira para os profissionais, mas não foi o que aconteceu. Agora nossa expectativa é que a prefeitura apresente detalhadamente essa proposta, com critérios claros, para iniciarmos o debate com os trabalhadores”, afirma o dirigente do Sindsep Sérgio Antiqueira.

Segundo o sindicalista, representantes do governo se comprometeram a apresentar na próxima segunda (14) uma proposta para os servidores de saúde, para as carreiras de nível técnico e universitário. “Provavelmente alterando a remuneração para subsídios também”.

Nos últimos dez anos, os salários dos servidores municipais foram reajustados quatro vezes em 0,01% e três vezes em 0,1%, totalizando 0,35% de reajuste desde 2003.

Leia também

Últimas notícias