Seminário discute políticas públicas para manutenção de jovens no campo

internacional

Contag

Encontro reunirá jovens rurais de nove países da América Latina na sede da Contag, em Brasília

São Paulo – Começa hoje (29), em Brasília, o Seminário Internacional da Juventude Rural pela Reforma Agrária e Crédito Fundiário. O evento, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), reúne a juventude rural de nove países latino-americanos até esta quinta-feira (31). Cerca de 65 jovens do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Nicarágua, Paraguai, Peru e Uruguai discutirão políticas públicas para assegurar a permanência no campo e a sucessão familiar.

Para a secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadores Rurais da Contag, Mazé Morais, o seminário trará visibilidade para os jovens do campo e promoverá uma troca de experiências entre as situações nos diversos países participantes.

Segundo a Secretaria Nacional da Juventude, 8 milhões de jovens entre 15 e 29 anos vivem em área rural. Mazé aponta a deficiência nas políticas públicas para que eles permaneçam em suas terras e deem continuidade à atividade agrária praticada pela família. “Os jovens querem ficar no campo, porém, agronegócio os expulsa da terra. Ainda que eles queiram permanecer, não têm condições e acabam migrando para as cidades.”

O objetivo do encontro é a elaboração de um conjunto de propostas a serem apresentadas aos governos dos países participantes em 2014 – Ano Internacional da Agricultura Familiar – e em 2015 – Ano Internacional da Juventude Rural.

“As políticas ainda precisam avançar muito, principalmente no que se refere à questão da educação. Aprofundar o debate com relação à sucessão rural e à educação do campo faz com que a juventude permaneça no campo”, afirma Morais, em entrevista à Rádio Brasil Atual.

Ouça a reportagem completa de Anelize Moreira