campanha salarial

Metalúrgicos da CUT anunciam greve a partir desta quarta

Proposta de reajuste, com índices de 0,41% a 1,5% além do INPC, e só a patir de 2014, estão abaixo das expectativas da categoria

São Paulo – Representantes da Federação dos Sindicatos Metalúrgicos do Estado de São Paulo (FEM-CUT/SP), com aproximadamente 205 mil trabalhadores em suas bases de atuação, entregaram hoje (16) comunicado de greve à entidade patronal.

O aviso, que prevê deflagração de greve a partir desta quarta-feira, foi encaminhado aos grupos 2 (máquinas e eletrônicos), 3 (autopeças, forjaria e parafusos), 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários) e 10 (lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico)da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Entre as principais reivindicações dos trabalhadores estão aumento real no salário, valorização nos pisos salariais, redução da jornada de trabalho sem redução de salário e ampliação de cláusulas sociais. Os trabalhadores também negociam aumentar o período da vigência do acordo coletivo de um para dois anos.

A categoria tem data-base em 1º de setembro. As propostas de reajuste já apresentadas – com percentuais de ganho real entre 0,41% e 1,5% a partir de janeiro de 2014 – foram todas rejeitadas. “As negociações continuam. Estamos abertos ao diálogo, mas só aceitaremos propostas econômicas que atendam à categoria metalúrgica”, informa o presidente da FEM-CUT, Valmir Marques da Silva, o Biro Biro, em nota da entidade. Está prevista reunião com o grupo 3 na quinta-feira.

O movimento de paralisação envolve toda a base representada pela FEM, incluindo os trabalhadores de São Bernardo do Campo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Metalúrgicos da Força Sindical

Cerca de 700 mil trabalhadores, representados por 54 sindicatos filiados à Força Sindical, entregaram hoje (16) a pauta de reivindicações aos grupos patronais. A categoria tem data base em 1º de novembro.

Leia também

Últimas notícias