acordo

Aeroportuários encerram greve com conquista de aumento real de 2,5%

Percentual será dividido neste ano e em 2014. Também serão criadas comissões para discutir planos de saúde, odontológico

São Paulo – Os aeroportuários voltaram ao trabalho hoje (19) depois de aprovar, em assembleias realizadas pela manhã, a proposta apresentada pela Infraero sexta-feira (16) no Tribunal Superior de Trabalho (TST). O acordo coletivo terá validade até 2015. A paralisação entrava hoje no 20º dia.

A categoria, com data-base em 1º de maio, receberá aumento real de salário de 1,25% em setembro deste ano e mais 1,25% em setembro de 2014, além da reposição da inflação acumulada pelo IPCA em 12 meses. O acordo também prevê a criação de uma comissão para discutir planos de saúde e odontológico.

Pelo acordo, a Infraero compromete-se a instalar uma comissão paritária, no prazo de 60 dias, para discutir a implementação o Plano de Classificação de Cargos e Salários (PCCS) para os navegadores aéreos. “Não há plano de carreiras para esses trabalhadores, que não tinham perspectiva nenhuma. Essa comissão é muito importante porque agora temos a possibilidade de começar a discutir esse ponto para a categoria”, comemorou o presidente do Sindicato Nacional dos Empregados em Empresas Administradoras de Aeroportos (Sina), Francisco Lemos.

Treze dias parados serão abonados e o restante deverá ser compensado. Os trabalhadores também receberão quatro blocos extras, nos meses de setembro e dezembro deste ano e maio e dezembro de 2014, com 30 vales-alimentação cada, totalizando R$ 3.840.

“Foi um movimento muito bom para a categoria, conseguimos avanços, mas nossa luta não acabou. Agora queremos discutir para o próximo ano o pagamento da participação nos lucros ou resultados”, disse Lemos. A negociação de PLR é feita fora da data-base.

Segundo o Sina, existem aproximadamente 13 mil aeroportuários em todo o Brasil.


Leia também

Últimas notícias