Avalianção

Lula chama reunião com centrais para debater ‘conjuntura do país’

Encontro acontece em meio às manifestações de rua que começaram contra tarifas de transporte e viraram atos 'contra tudo'

Valter Campanato/ABr

Segundo a assessoria do presidente da CUT, Vagner Freitas, o encontro está marcado há mais de um mês

São Paulo – Em meio ao crescimento das manifestações de rua, que começaram contra as tarifas do transporte público e estão se transformando em atos genéricos “contra tudo”, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne às 14h30 de hoje com as centrais sindicais no Instituto Lula, em São Paulo.

A pauta da reunião não foi divulgada. Segundo a assessoria do presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, o encontro está marcado há mais de um mês e, nele, vai-se discutir “a conjuntura do país”.

Já o presidente da Força Sindical, o deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho (PDT-SP), diz que a reunião foi pedida pelo próprio Lula. Ele acredita que serão discutidos temas que “a presidenta Dilma Rousseff se recusa a debater com os trabalhadores”.

Esses temas, de acordo com Paulinho, são a redução da jornada de trabalho sem redução de salário, o fim do fator previdenciário, política salarial para os aposentados e correção da tabela do Imposto de Renda.

Nem o presidente da Força nem a assessoria de Vagner Freitas confirmaram se na pauta “de conjuntura” será debatida a questão das manifestações.