desrespeito

Bancários denunciam práticas antissindicais do Santander

Banco espanhol faz ataque ao movimento sindical brasileiro, tentando inviabilizar economicamente a representação dos trabalhadores

São Paulo – Bancários de todo o país participam hoje (22) do Dia Internacional de Repúdio às Práticas Antissindicais do Santander, banco espanhol que atua no Brasil. Em São Paulo, uma carta-aberta está sendo entregue à população nas saídas do Metrô. Faixas nos principais semáforos da avenida Paulista denunciam o desrespeito do banco com a liberdade sindical.

Após protestos de trabalhadores por mais contratações e melhores condições de trabalho, o Santander adotou como estrategia entrar com ações na Justiça, alegando prejuízos à sua imagem. As multas ao movimento sindical chegam a ultrapassar valores de R$ 1,5 milhão. As entidades recorreram da decisão.

“O Santander está fazendo um ataque ao movimento sindical brasileiro, tentando inviabilizar financeiramente as entidades através de pesadas multas impostas pela justiça comum. Trata-se de um ataque à autonomia sindical e à liberdade de expressão, direitos duramente conquistados”, destaca a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Juvandia Moreira.

“Vamos entrar com todas as medidas judiciais cabíveis e intensificar a mobilização da categoria para defender o direito de expressão das entidades sindicais na luta por emprego, condições dignas de saúde, segurança e trabalho, e melhoria do atendimento aos clientes”, afirma o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Carlos Cordeiro.

A UNI Finanças Mundial, com sede na Suíça, encaminhou ao presidente do banco Santander, Emilio Botín, e ao presidente do banco no Brasil, Jesus Zabalza, carta em solidariedade aos bancários brasileiros. O sindicato global dos trabalhadores do setor de finanças cobra respeito à liberdade sindical.

Com informações do Sindicato dos Bancários de São Paulo e da Contraf

 

 


Leia também

Últimas notícias