Grito da Terra trouxe avanços nas negociações com governo, avalia Contag

Trabalhadores rurais

Wilson Dias/ABr

Evento reuniu cerca de cinco mil pessoas; pauta de reivindicações foi entregue em abril ao governo

São Paulo – O 19º Grito da Terra reuniu ontem (22) mais de 5 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. No encontro com o governo federal, foi anunciada a criação da política nacional de salários do campo, que deve ser formatada até o final deste ano.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch, disse à TVT que o Grito da Terra ano resultou em avanços na negociação das pautas dos trabalhadores rurais com o governo Dilma.

“A nossa pauta é extensa, então nos entregaram um caderno com as respostas dos 160 pontos. Agora vamos fazer profunda avaliação. Tivemos, por exemplo, avanço no Ministério do Trabalho, principalmente na elaboração da política dos assalariados rurais.”

Na pauta de reivindicação entregue ao governo em abril, estavam o assentamento de pelo menos 100 mil famílias em 2013, a liberação de R$ 42 bilhões para o Plano Safra da Agricultura Familiar, a aprovação de lei específica para o enquadramento sindical dos camponeses e uma política nacional para o semiárido.

Assista aqui a reportagem da TVT.