Negociação no 2º semestre

Apeoesp afirma que greve vinha perdendo força e atribui tumulto a ‘grupos minoritários’

Confusão começou depois que comissão de representantes de professores recomendou fim da paralisação para retomar negociações com governo paulista no segundo semestre

Pedro Paulo Ferreira/Fotoarena/Folhapress

Após o tumulto, a Polícia Militar reprimiu os manifestantes contrários ao fim da greve

São Paulo – O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) atribuiu a “grupos minoritários” o tumulto registrado ontem (10), após assembleia que resultou na suspensão da greve da categoria. Em nota, a entidade argumenta que a paralisação iniciada em 19 de abril vinha “perdendo força” e que os avanços nas negociações com a Secretaria Estadual de Saúde permitem suspender o movimento.

“Proclamado o resulta­do, grupos minoritários (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado – PSTU e Partido da Causa Operária – PCO), que arregimentaram estudantes e pessoas que pertencem a outras categorias para comparecer à assembleia dos profes­sores, passaram a realizar um grande tumulto, arremessando objetos e agredindo pessoas”, diz o comunicado, que acrescenta haver dentro destes grupos pessoas “ embriagadas e alteradas, comportamento que não condiz com o que se espera de professores”.

A Apeoesp afirma ainda que havia na assembleia docentes da rede municipal, interessados em continuar a greve para garantir apoio maior ao “próprio movimento”. A nota indica que serão discutidas medidas para evitar que confusões como a de ontem voltem a ocorrer.
Segundo a entidade, as negociações com o governo estadual serão retomadas no segundo semestre.

Neste primeiro momento, a secretaria estadual se comprometeu a garantir o fim de uma prova anual aplicada aos professores, a garantir atendimento médico no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iampes) aos docentes da categoria O, uma categoria precarizada, sem vínculos trabalhistas com a administração, e a abertura de concurso público no segundo semestre.