Dieese e Diap orientam parlamentares sobre pautas e projetos trabalhistas

Em café da manhã realizado ontem, em Brasília, deputados e senadores discutiram com institutos temas como o fim do fator previdenciário e a Convenção 151 da OIT

São Paulo – O Dieese e o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) realizaram ontem (10) um café da manhã com parlamentares em Brasília para abordar projetos do Legislativo que interessam aos trabalhadores. Deputados e senadores receberam orientação dos técnicos dos institutos sobre como atuar para que aprovação de leis trabalhistas ocorram no Congresso Nacional.

“Queremos contribuir com a formulação de políticas públicas e de uma massa crítica no Congresso, para que as proposições dos trabalhadores avancem”, diz Marcos Verlaine, assessor parlamentar do Diap, em entrevista à TVT.

Entre as pautas mais aguardadas pelos trabalhadores está o fim do fator previdenciário e a regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que garante aos servidores públicos direito de negociação coletiva. “Os conflitos devem ter solução negociada, como acontece no setor privado”, afirma o secretário-geral da CUT, Sérgio Nobre.

O deputado federal Vicente Paulo da Silva (PT-SP), o Vicentinho, ex-presidente da CUT, classificou o encontro como histórico. “Tenho certeza de que deste encontro sairão muitas coisas boas, foi muito representativo, vários senadores e deputados. Somos 91 deputados oriundos do movimento sindical. Infelizmente nem todos defendem a postura classista.”

Assista aqui a reportagem da TVT.