Paralisação tem adesão de 80% dos metalúrgicos do ABC paulista, segundo sindicato

São Paulo – O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC calculou em 80% da categoria na região, de 70 mil trabalhadores, a adesão à paralisação de 24 horas realizada hoje (10). […]

São Paulo – O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC calculou em 80% da categoria na região, de 70 mil trabalhadores, a adesão à paralisação de 24 horas realizada hoje (10). O movimento, organizado em todos os turnos, teve a participação dos funcionários de 50 fábricas. Amanhã (11) será a vez dos trabalhadores de Taubaté, Salto e Cajamar cruzarem os braços e, na quarta-feira (12), os de Sorocaba, no interior paulista.

Em nota, o sindicato informa que o objetivo da paralisação é pressionar as empresas a apresentar propostas para a campanha salarial deste ano. Os metalúrgicos reivindicam 2,59% de aumento real, mais o INPC do período (total de 8%), índice similar ao conquistado pelos trabalhadores nas montadoras do ABC na campanha de 2011. Em razão deste acordo com as montadoras, que vale até 2013, não haverá negociação neste setor.

A greve de hoje foi decidida pelos trabalhadores em assembleia realizada na noite da última quinta-feira (5). Na semana passada, durante as negociações, os empresários ofereceram apenas a reposição da inflação do período, proposta que foi recusada pelo sindicato e também pelas assembleias de trabalhadores. A expectativa dos metalúrgicos é de que as negociações sejam retomadas até a próxima quinta-feira (12). Na Campanha de 2011, a categoria conquistou 10% de aumento salarial.