Greve no ABC, em São Paulo, pode atingir 46 mil metalúrgicos nesta terça-feira

São Paulo – Perto de 46 mil metalúrgicos entram em greve por tempo indeterminado no ABC, na região metropolitana de São Paulo, a partir de amanhã (18). São trabalhadores de […]

São Paulo – Perto de 46 mil metalúrgicos entram em greve por tempo indeterminado no ABC, na região metropolitana de São Paulo, a partir de amanhã (18). São trabalhadores de empresas que ainda não atenderam à reivindicação de reajuste de 8%. Outros 24 mil já fecharam acordo com aquelas que, para evitar parada na produção, ignoraram os grupos patronais que as representam na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Até o início da noite de hoje (17), segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, apenas o grupo Fundição havia negociado os 8%, índice aprovado pela categoria em assembleia na sexta-feira (14) e que se tornou referência para os demais trabalhadores. Nos outros grupos patronais patronais, as propostas foram inferiores e rejeitadas na assembleia realizada na sexta-feira (14).

Até as 19h de hoje, 64 empresas onde trabalham 23 mil metalúrgicos informaram que concederão os 8%, na tentativa de evitar a greve. “Isso não significa que o acordo de 2012 já foi fechado, pois isso será feito entre a Federação dos Metalúrgicos de SP da CUT (FEM-CUT/SP) com os grupos patronais”, avisou o vice-presidente do sindicato, Rafael Marques, ao reforçar que a entidade não negocia por empresa. 

Os 35 mil trabalhadores nas montadoras não participam da campanha este ano porque em 2011 fecharam acordo válido por dois anos e que equivale aos 8% reivindicados em 2012. A campanha salarial da categoria é unificada. 

Negociação com Grupo 2

Os metalúrgicos do Estado de São Paulo, representados pela FEM, reúnem-se amanhã, às 13h, na Fiesp, com os patrões do Grupo 2 (máquinas e eletroeletrônicos). Além do ABC, a proposta também foi rejeitada em outras bases. O presidente da FEM, Valmir Marques, o Biro Biro, disse que não tem negociação abaixo de 8%. “Os nossos sindicatos já aprovaram protestos e greves nesta semana. Esperamos que o setor avance na proposta”, disse. A entidade representa 201 mil trabalhadores filiados a 14 sindicatos.

A categoria já rejeitou também a proposta do Grupo 3 (autopeças, forjaria e parafusos – 7%), do Grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros – 7% nas empresas com até 50 empregados e 7,5% nas demais), Grupo 10 (lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros  –  6,5% nas empresas com até 35 trabalhadores e de 6,97% nas empresas demais), Estamparia (7% nas empresas com menos de 50 trabalhadores e 7,5% nas demais).

Protesto conjunto

Na quinta-feira (20), metalúrgicos, bancários, químicos, petroleiros e trabalhadores dos Correios realizarão protesto conjunto, a partir das 6h, em frente à sede do Bradesco na Avenida Paulista, 1.450. “Estamos encontrando muita dificuldade nas negociações. Por isso, para pressioná-los a avançar nas nossas reivindicações faremos este  protesto. Este é o momento de demonstrarmos o nosso poder de mobilização e a nossa unidade”, destacou Biro Biro. 

Com informações do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e da FEM-CUT/SP 

 

Leia também

Últimas notícias