Governo, sindicatos e empresas conhecem sistema alemão para garantia de empregos

  São Paulo – Uma comitiva tripartite formada por sindicalistas, representantes do governo federal e empresários brasileiros está na Alemanha para conhecer o sistema elaborado pelo país europeu com o […]

 

São Paulo – Uma comitiva tripartite formada por sindicalistas, representantes do governo federal e empresários brasileiros está na Alemanha para conhecer o sistema elaborado pelo país europeu com o objetivo de garantir o número de empregos em tempos de crise, informa o correspondente da TVT e da Rede Brasil Atual em Berlim, Flávio Aguiar.

A proposta se traduz na redução da jornada de trabalho com compensação governamental às empresas e aos trabalhadores, sempre e quando a recessão econômica tornar difícil o pagamento de salários e a manutenção de empregos. A medida visa evitar demissões em massa, que acabam reduzindo o consumo e aprofundando o contexto de crise.

Segundo o assessor especial da Secretaria Geral da Presidência da República José Lopez Feijóo, no Brasil a proposta é subsidiar a redução da jornada com o dinheiro do Fundo de Emprego e Desemprego. O governo está disposto a arcar com até 60% do valor da hora não trabalhada pelo empregado. “Se nesse período a situação não se resolver e o trabalhador precisar ser demitido, ele poderá acessar o seguro-desemprego por até 18 meses.”

Leia também

Últimas notícias