Carvalho levará a Dilma queixa de metalúrgicos da GM em São José dos Campos

São Paulo – O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência, comprometeu-se a informar amanhã (18) a presidenta Dilma Rousseff sobre a situação dos funcionários da General Motors (GM) de São […]

São Paulo – O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência, comprometeu-se a informar amanhã (18) a presidenta Dilma Rousseff sobre a situação dos funcionários da General Motors (GM) de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, em São Paulo. Representantes dos trabalhadores se reuniram hoje (17) com Carvalho em Brasília para discutir os problemas criados pela decisão da montadora de desativar a unidade instalada na cidade.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, o ministro se comprometeu a argumentar com a presidenta que a GM não poderia demitir funcionários porque aceitou, como contrapartida aos incentivos que recebeu, manter os postos de trabalho. 

No último mês, 356 trabalhadores já foram desligados da empresa em São José dos Campos por meio de programa de demissões voluntárias (PDVs). O sindicato argumenta que os cortes não se justificam em função do aumenta das vendas e da redução de impostos promovidas pelo governo. 

“Agora é necessário que o governo aja, porque é inadmissível que uma empresa que recebe benefícios fiscais adote essa política de fechamento de postos de trabalho”, afirmou o secretário-geral do sindicato, Luiz Carlos Prates, o Mancha, segundo nota emitida pela entidade.

Apesar da reunião com o ministro Gilberto Carvalho, a Secretaria Geral informou que a questão continuará sendo tratada pelo Ministério do Trabalho. Uma reunião entre os representantes dos trabalhadores, do governo federal, da prefeitura de São José e da GM deve ocorrer entre os próximos dias 20, sexta-feira, e 25.