Funcionários da GM de São José dos Campos param contra demissões

Assembleia na porta da fábrica definiu paralisação de advertência contra demissões (Fonte: Sindicato dos Metealúrgicos de São José dos Campos) São Paulo – Metalúrgicos da GM de São José dos […]

Assembleia na porta da fábrica definiu paralisação de advertência contra demissões (Fonte: Sindicato dos Metealúrgicos de São José dos Campos)

São Paulo – Metalúrgicos da GM de São José dos Campos, no interior paulista, aprovaram nesta hoje (16) uma paralisação de 24 horas. A decisão, aprovada pelo pessoal do  primeiro  turno nas portarias do MVA e da S10, acontece um dia antes de reunião, em Brasília, com o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto de Carvalho, que vai discutir a situação da fábrica e dos empregos.

Na última quinta-feira, houve paralisação de advertência de duas horas. As mobilizações fazem parte da Campanha SOS Empregos, pela manutenção dos postos de trabalho na fábrica. “Vamos aumentar a pressão até que a GM garanta a estabilidade no emprego aos trabalhadores. Não dá para aceitar que a empresa seja beneficiada com dinheiro público e ainda assim faça demissões”, disse o presidente do sindicato, Antonio Ferreira de Barros, o Macapá, durante a assembleia.

No mesmo dia, em reunião intermediada pela Superintendência Regional do Trabalho, a direção da GM se negou a atender a pauta de reivindicações dos trabalhadores e alegou que “a situação do mercado” é que vai definir a situação do setor. Há algumas semanas, a empresa anunciou a redução da produção no setor do MVA, onde são fabricados os modelos Corsa, Classic, Zafira e Meriva. Já fechou o segundo turno do setor e encerrou a produção da Zafira.

O sindicato local exige garantia de empregos e quer que o governo federal intervenha. “Se a GM insistir nas demissões, o governo tem de cortar todos os benefícios da empresa”, defende Macapá. À tarde, nesta segunda, também haverá assembleia com os trabalhadores do segundo turno da S10.