Reunião de sindicalistas com Santander sobre futuro do banco será no dia 13

São Paulo – A reunião dos representantes dos bancários com o presidente do Santander Brasil, Marcial Portela, marcada para hoje (6), foi adiada para a próxima quarta-feira (13), às 12h, […]

São Paulo – A reunião dos representantes dos bancários com o presidente do Santander Brasil, Marcial Portela, marcada para hoje (6), foi adiada para a próxima quarta-feira (13), às 12h, na sede do banco, na zona sul da capital paulista.

Participarão do encontro, entre outros, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Carlos Cordeiro, a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Juvandia Moreira, e a diretora do sindicato de São Paulo Rita Berlofa, também dirigente da Afubesp, associação que representa funcionários e aposentados do grupo Santander Banespa.

Os sindicalistas querem esclarecimentos sobre a situação do banco, após notícias de possível venda da subsidiária brasileira do banco espanhol. Os bancários também pediram esta semana audiências ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e ao Banco Central.

A concentração no sistema financeiro brasileiro e demissões de trabalhadores são as principais preocupações dos sindicalistas. “Repudiamos a concentração bancária. Hoje os seis maiores bancos detêm 81% dos ativos e 83% das operações de crédito. Em 1999, esse número era bem diferente: os seis maiores bancos detinham 59% dos ativos e 50% das operações de crédito”, disse Juvandia. Segundo a dirigente, essa concentração é prejudicial a consumidores, empresas e trabalhadores.

“Queremos obter informações sobre a real situação do banco, sobretudo diante da crise financeira da Espanha, bem como as medidas que estão sendo tomadas e o impacto sobre a atuação da instituição no Brasil”, acrescentou Cordeiro. “Estamos muito preocupados com o emprego e os direitos dos 54 mil funcionários e dos milhares de aposentados do banco.”