Professores de São Paulo fazem assembleia amanhã para definir rumo de negociações

São Paulo – Professores da rede pública do estado de São Paulo realizam amanhã (15) assembleia para discutir itens em negociação com o governo do estado, como a implementação da […]

São Paulo – Professores da rede pública do estado de São Paulo realizam amanhã (15) assembleia para discutir itens em negociação com o governo do estado, como a implementação da jornada prevista na Lei Nacional do Piso Salarial e reajuste. A concentração ocorre na praça da República, no centro da capital paulista, a partir de 15 horas.

A categoria reivindica aumento do reajuste previsto para 2012 – de 10,2%. Segundo o sindicato, parte desse total – 5% – refere-se à incorporação da Gratificação por Atividade no Magistério (GAM) que foi negociada anteriormente. O índice pedido é de 15% para reposição de perdas salariais desde 1998 e aumento real, ainda sem definição.

Também estará em debate a negociação para implementação da Lei Nacional do Piso Salarial do Magistério Público, criada em 2008, que determina um valor mínimo que deve ser pago a professores com formação de nível médio e jornada de trabalho de 40 horas semanais, sendo um terço desse tempo destinado às atividades extraclasse. Segundo a Apeoesp, a secretaria estadual cumpre a remuneração mínima de R$ 1.451, estipulada para 2012, mas não estaria cumprindo a jornada de trabalho. O sindicato defende que o tempo de sete aulas seja dedicado a atividades como correção de provas e preparação das próprias aulas. No planejamento atual, esse período é de apenas uma aula.

Em março, a categoria paralisou as atividades por três dias. Ao encerrar o movimento grevista, os professores deram prazo até abril para o governo do estado colocar em prática a lei do piso na totalidade.

Leia também

Últimas notícias