Metroviários de cinco cidades retornam ao trabalho nesta quinta

Sindicatos vão aguardar julgamento de dissídio coletivo no TST

São Paulo – Metroviários de Belo Horizonte, Maceió, João Pessoa, Recife e Natal decidiram hoje (20), em assembleia, suspender a greve. Os trabalhadores estavam parados havia 38 dias por falta de um acordo nas negociações salariais entre os sindicatos de metroviários e ferroviários e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Os metroviários decidiram retornar ao trabalho depois que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) resolveu adiantar o julgamento de dois dissídios coletivos. O julgamento estava marcado para 13 de agosto, mas foi antecipado para a próxima terça-feira (26).

Duas audiências de conciliação foram realizadas no TST, mas fracassaram. Na última reunião entre sindicatos de trabalhadores e CBTU, no dia 15, a empresa ofereceu reajuste salarial de 2%. A proposta foi rejeitada pelos representantes dos trabalhadores. Com data-base em 1º de maio, a categoria reivindica 5,13% a título de reposição, acrescido de 10% de aumento real, plano de carreira, participação nos lucros ou resultados (PLR), plano de saúde integral, adicional noturno de 50% e gratificação por passageiro transportado.

Nas cinco cidades, os trens funcionam em horários de pico, em cumprimento a decisões judicias ou acordos firmados com o Ministério Público.

Leia também

Últimas notícias