Dirigente da CUT é o novo secretário de Relações do Trabalho

Manoel Messias cuidará da área do Ministério do Trabalho responsável pela concessão de registros sindicais

São Paulo – O secretário de Relações de Trabalho da CUT, Manoel Messias Nascimento Melo, ocupará a Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A portaria com nomeação, assinada pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, foi publicada na edição de sexta-feira (22) do Diário Oficial da União. Nos últimos anos, o posto havia ficado com nomes ligados ao PDT, do ex-ministro Carlos Lupi e do atual, Brizola Neto, e à Força Sindical.

Trata-se de uma área sensível do ministério, responsável pela concessão de registros sindicais. Representantes de centrais falam sobre a existência de uma “fábrica de sindicatos”, com entidades criadas apenas para arrecadar imposto, e defendem critérios para a concessão dos registros. “Não podemos ter sindicato de gaveta. Outra coisa é garantir que quando tenha assembleia de sindicatos-fantasma, que haja algum tipo de acompanhamento das centrais sindicais para que possa ter um espaço de apresentação dessas denúncias. Porque faz uma assembleia-fantasma, entra com o pedido de registro, não há preocupação com a veracidade das assinaturas”, afirmou recentemente o presidente da CUT, Artur Henrique.

Manoel Messias, alagoano de nascimento e morador de Recife desde 1973, foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados (Sindpd) de Pernambuco e da Federação Nacional dos Empregados em Empresas e Órgãos Púbicos e Privados de Processamento de Dados (Fenadados). Está na executiva da CUT desde 2003. Em 2009, foi eleito para a Secretaria de Saúde do Trabalhador, assumindo – após recomposição da direção – a área de relações do trabalho no início do ano passado.

 

Leia também

Últimas notícias