Trabalhadores da Sabesp conquistam avanços em negociação e cancelam greve

Assembleia aprovou aumento real, estabilidade aos delegados sindicais e plano de cargos e salários, entre outros itens (Foto:Eduardo Metroviche/Sintaema) São Paulo – Cerca de 600 trabalhadores da Sabesp (Companhia de […]

Assembleia aprovou aumento real, estabilidade aos delegados sindicais e plano de cargos e salários, entre outros itens (Foto:Eduardo Metroviche/Sintaema)

São Paulo – Cerca de 600 trabalhadores da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) aprovaram ontem (23), em assembleia, as propostas discutidas entre a empresa e o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente (Sintaema), em mesa de conciliação com intermédio do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Entre as conquistas, destacam-se o reajuste de 6,17% sobre os salários; 10% no vale-refeição, que passa de R$ 20 para R$ 22; garantia no emprego a 98% do efetivo; estabilidade para dirigentes e delegados sindicais e o pagamento da participação nos lucros ou resultados (PLR) durante a vigência do acordo coletivo. A data-base é 1º de maio.

Segundo o presidente do Sintaema, Rene Vicente dos Santos, o acordo trouxe resultados positivos aos trabalhadores. Ele cita as melhorias no aumento real, a garantia aos delegados sindicais durante a vigência do acordo e a implementação de novo plano de cargos e salários com prazo até novembro. “Diante da conjuntura, foi um acordo vantajoso para a categoria, evitamos a greve e conseguimos mais vitórias para os trabalhadores”, afirma.