Metroviários e ferroviários da CBTU se reúnem com governo federal

São Paulo – Dirigentes dos sindicatos dos Metroviários de Recife e Belo Horizonte e dos Ferroviários de João Pessoa, Maceió e Natal se reúnem hoje (23), em Brasília, com a […]

São Paulo – Dirigentes dos sindicatos dos Metroviários de Recife e Belo Horizonte e dos Ferroviários de João Pessoa, Maceió e Natal se reúnem hoje (23), em Brasília, com a direção da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), empresa que administra o transporte nessas capitais, e o a assessor especial da Secretaria Geral da Presidência da República, José Lopez Feijóo, para negociar discutir desdobramentos da campanha salarial. 

As reivindicações de ambas as categorias são as mesmas. Entre os itens, estão 5,13% de reposição mais 10% de aumento real, plano de carreira, participação nos lucros ou resultados (PLR), adicional noturno de 50%, gratificação por passageiro transportado e plano de saúde integral.

“A reunião é convocada porque há um desgaste da população causado nessas cidades, que não nota atuação nem dos governos, nem da empresa”, afirma o presidente da Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro), Paulo Roberto Pasin. Segundo ele, a intenção é abrir um novo processo de negociação com o Ministério das Cidades, órgão ao qual a CBTU está subordinada.  “Hoje a tarde saberemos quais encaminhamento serão tomados após essa reunião.”

Pasin diz que a única reunião conjunta entre os sindicatos e a empresa ocorreu na última sexta-feira (18), no Rio de Janeiro. “O presidente da CBTU não compareceu, mas enviou uma representante solicitando que repassasse a sua solicitação para que os trabalhadores retornassem imediatamente aos postos de trabalho, o que facilitaria a negociação com o Ministério das Cidades no futuro.” Os sindicatos não aceitaram a proposição e, em assembleia, os trabalhadores decidiram pela continuidade da greve.

Leia também

Últimas notícias