Sindicato dos Bancários impede abertura da Caixa em São Paulo

Mobilização do sindicato na agência Adoniran Barbosa, no Jaçanã, zona norte de SP (Foto: Luciano Piva/Seeb-SP) São Paulo – As agências da Caixa Econômica Federal em São Paulo não abriram […]

Mobilização do sindicato na agência Adoniran Barbosa, no Jaçanã, zona norte de SP (Foto: Luciano Piva/Seeb-SP)

São Paulo – As agências da Caixa Econômica Federal em São Paulo não abriram hoje (12) por força de uma decisão judicial em favor do Sindicato dos Bancários e também por conta da fiscalização dos dirigentes sindicais, que desde cedo fizeram plantão para esclarecer os direitos dos trabalhadores. O banco anunciou a abertura neste sábado para dar atendimento especial ao público sobre a redução das taxas de juros efetuada em abril. Pela manhã, a Caixa informou que aguardava resposta a um recurso impetrado, mas até o meio da tarde nada havia mudado e a medida foi cumprida, apesar de alguns trabalhadores terem ficado boa parte da manhã à espera da decisão e à disposição do banco.

Liminar concedida noite de sexta-feira (11) pela juíza do Trabalho Maria Eulália de Souza Pires à ação civil pública movida pelo sindicato garantiu que as 48 unidades da base permanecessem fechadas. 

Segundo a presidenta do sindicato, com a fiscalização e o recurso à Justiça, a entidade garantiu o direito de descanso dos trabalhadores. “Estivemos nos locais de trabalho falando com os empregados sobre a importância de evitar a abertura fora do expediente”, disse. “Os bancos querem abrir e tornar o trabalho aos sábados uma regra, mas não vamos admitir esse desrespeito”, afirmou.

O sindicato ressalvou, porém, que apoia as medidas do governo para ampliação do crédito. “A Caixa e os demais bancos podem e devem atender à nova demanda de crédito durante o expediente bancário (segunda a sexta, das 10h às 16h), contratando mais trabalhadores”, observou Juvandia.


Leia também

Últimas notícias