CUT organiza comemorações em vários estados pelo Dia do Trabalho

1º de Maio será marcado por protestos, manifestações e plebiscito, além de apresentações musiais

São Paulo – A CUT vai promover atos públicos para marcar a passagem do 1º de Maio em diversos estados do país. A data lembra a luta da classe trabalhadora pela dignidade das relações de trabalho no Brasil e no mundo. Entre os eventos organizados pela central fora de São Paulo, destacam-se as dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia.

Rio de Janeiro

No Rio, a CUT aumenta a mobilização e capta votos para o plebiscito contra o imposto sindical. A comemoração começa às 10h, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na zona norte. No local haverá diversas atividades, além de barracas de vários sindicatos e a coleta dos votos para o plebiscito.

Rio Grande do Sul

Este ano, a CUT gaúcha informa que irá celebrar o Dia do Trabalho lembrando seus mártires, lutas e vitórias. À partir das 9h, vai ocorrer um ato público no Viaduto Presidente Kennedy com a rodovia RS 239, na cidade de Sapiranga. A manifestação vai a exigir a apuração das autoridades públicas sobre o assassinato de Jair Costa e Elton Brum, mártires da luta dos trabalhadores naquele estado.

O primeiro morreu durante conflito com a polícia em manifestação contra o desemprego, em 2005, em Sapiranga. Elton Brum, integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), foi morto em 2009 durante uma manifestação pela reforma agrária. Além disso, o evento vai celebrar as conquistas dos trabalhadores e ressaltar as principais bandeiras de luta das centrais sindicais.

Minas Gerais

A CUT vai celebrar o Dia do Trabalho com manifestações a partir das 7h30 na Praça da Cemig, em Contagem. As manifestações desse ano serão em defesa da produção e do emprego, tendo como as principais reivindicações o aumento do piso salarial para a educação e o fim dos acidentes e do adoecimento em decorrência das condições precárias de trabalho. O slogan deste ano é  “1º de Maio – Praça da Cemig: Esta história faz parte da nossa luta”. Após o ato, vai ocorrer a tradicional missa comemorativa do Dia do Trabalho.

Bahia

Em Salvador o tema do ato público é “Sou negro e trabalhador: quero justiça e paz”. O palco das manifestações será no bairro da Liberdade. O ato-show será realizado na Praça do Plano Inclinado, e terá a presença do Ilê Aiyê, entre outras atrações. A CUT da Bahia também realizará atividades no interior, com destaque para a discussão de temas raciais nas relações de trabalho.