Você está aqui: Página Inicial / Trabalho / 2012 / 02 / FEM-CUT completa 20 anos como referência de organização, afirma dirigente

FEM-CUT completa 20 anos como referência de organização, afirma dirigente

por Redação da RBA publicado 15/02/2012 08h53, última modificação 15/02/2012 11h44

São Paulo – A Federação dos Sindicatos dos Metalúrgicos da CUT/SP (FEM-CUT) completa 20 anos nesta quinta-feira (16), uma história que é referência de luta pelos direitos dos trabalhadores da categoria, afirmam seus dirigentes. A entidade reúne 14 sindicatos e representa 160 mil trabalhadores no estado.

Para Valmir Marques, o Biro Biro, presidente da entidade, a atuação da categoria tem reflexo direto nos avanços da forma de organização sindical do país. "Os metalúrgicos de São Paulo sempre assumiram um papel de protagonismo nas políticas da CUT e hoje são uma referência forte no país para a organização do trabalhador", disse, em entrevista à Rádio Brasil Atual.

A FEM foi criada em 1992, durante o 1º congresso da CUT paulista, e marcou um rompimento com a estrutura sindical da época, que não atendia os interesses dos metalúrgicos do estado. A criação da federação consolidava a organização dos metalúrgicos em São Paulo, resultado de um acúmulo de forças que vinha desde a fundação da CUT Nacional, em 1983.
Com a FEM, os metalúrgicos tiveram condições para fazer valer seu poder de mobilização e lutar por avanços. Além de negociar, a FEM passou a elaborar políticas comuns para a categoria,  até a conquista da convenção coletiva de trabalho para os metalúrgicos do Estado.

A semana comemorativa de aniversário da FEM-CUT foi iniciada com atividades na terça-feira (14), na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, num seminário que teve o tema "Agenda do trabalho decente", em que foi exposta a plataforma da CUT para 2012.

Na quinta-feira, lideranças partidárias, sindicais e autoridades  festejam o aniversário da entidade  na sede da federação, em São Bernardo do Campo, na região do ABC .

Ouça a reportagem completa na Rádio Brasil Atual:

 

Link | Download

registrado em: , ,