Vagner Freitas é indicado pelos bancários para ser presidente da CUT

Nome será debatido com outras categorias, mas já tem apoio de figuras como o atual presidente, Artur Henrique. Se confirmado, será o primeiro bancário a comandar a central em 30 anos

O bancário Vagner Freitas pode ser o novo presidente da CUT (Foto: CUT/Divulgação)

São Paulo – O secretário de Finanças da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, foi confirmado como indicação da Articulação Bancária para ocupar a presidência da central no próximo período. A indicação anunciada no início da noite desta segunda-feira (21) será levada à CUT antes de ele ser confirmado como cabeça de chapa no congresso da entidade, programado para julho de 2012.

Se efetivados os acordos firmados com representações de outras categorias, ele será o primeiro presidente da CUT oriundo do ramo bancário. A central completará 30 anos em 2013.

Trabalhador do Bradesco em São Paulo, Freitas comandou a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) até 2009. A decisão foi apoiada pela maioria das federações de cada estado da Articulação Bancária. Ao ser escolhido como candidato único da Articulação Sindical Bancária, Freitas fez um discurso chamando à unidade.

O atual presidente, Artur Henrique, do Sinergia-CUT (Eletricitários de Campinas), já havia declarado apoio a Freitas em agosto deste ano, durante a 13ª Plenária da CUT. Dentro da direção da central, a avaliação é de que o nome dos bancários seria apoiado pela maior parte dos demais setores.

Durante evento na sede dos bancários de São Paulo, em abril deste ano, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva chegou a referir-se a Freitas como “futuro presidente da CUT”.

Antes de Artur, a central havia sido comandada pelo metalúrgico Luiz Marinho (atual prefeito de São Bernardo do Campo), o professor da rede pública paulista João Antonio Felício, e os também metalúrgicos Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (hoje deputado federal pelo PT-SP), e Jair Meneguelli (hoje no Conselho de Administração do Sesi)..

Nos congressos de 2006 e 2009, Artur Henrique foi eleito e reeleito. Um acordo entre lideranças sindicais de diferentes ramos profissionais definiu que um bancário presidiria a central a partir de 2012.