Jacy Afonso mantém candidatura à presidência da CUT

São Paulo – O secretário de Organização e Política Sindical da Central Única dos Trabalhadores do (CUT), Jacy Afonso, mantém sua candidatura para comandar a CUT nacional a partir de […]

São Paulo – O secretário de Organização e Política Sindical da Central Única dos Trabalhadores do (CUT), Jacy Afonso, mantém sua candidatura para comandar a CUT nacional a partir de julho de 2012. Ele é um dos candidatos da Articulação Sindical Bancária para presidir a central. Na segunda-feira (21), ao final de uma reunião plenária de dirigentes da confederação, de federações e de sindicatos de bancários, foi divulgada a informação de que Vagner Freitas havia sido escolhido como nome único para ser levado às outras categorias. Em nota, Jacy nega a informação e critica a reportagem publicada na Rede Brasil Atual na segunda-feira.

Para Jacy, a reunião da Articulação Bancária na segunda não termina a discussão, porque é preciso alcançar consenso entre todos os ramos representados na CUT e todos os estados. Ele sustenta que o prazo para a definição é março de 2012, segundo termos acertados durante a conferência nacional da Articulação Nacional realizada em outubro deste ano. Além da data, definiu-se que a escolha seria dada por construção de consenso, sem votações.

Vagner Freitas, que concorre à indicação dos bancários, conta com o apoio da diretoria do sindicato da categoria em São Paulo. Desde 2009 na Secretaria de Finanças da CUT – cargo ocupado na gestão anterior por Jacy –, ele recebeu manifestações de apoio público de figuras importantes, como o do atual presidente, Artur Henrique. Em defesa da manutenção de sua candidatura, Jacy declara que vai debater, no conjunto da Articulação Sindical, com os demais ramos profissionais da CUT, além dos bancários.