Empresas insistem em proposta de 3% de reajuste a aeronautas e aeroviários

Sindicatos afirmam que empresas estão 'distantes' das reivindicações

São Paulo – As companhias aéreas mantiveram a proposta de reajuste de 3% oferecida nas reuniões anteriores aos aeronautas e aeroviários, em discussão na última quarta-feira (23). A última mesa de negociação não apresentou avanços, na avaliação do Sindicato Nacional dos Aeronautas (Sna). A entidade considera que a posição das companhias “continua distante da pauta das categorias”. O índice apresentado não alcança a metade da inflação prevista para os últimos 12 meses. Eles pedem reajuste de 13% e aumento de 20% sobre os pisos.

A justificativa apresentada para a falta de avanço no aumento é a crise econômica que pode desestabilizar a situação das empresas. O economista Cláudio Toledo, assessor do Sna, afirma que os argumentos do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) foram rebatidos com os dados que mostram cenário favorável às empresas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as empresas aumentaram as passagens aéreas em 23,4% apenas em setembro.

Sindicatos de aeronautas e aeroviários realizam assembleias ainda nesta semana para deliberar os próximos passos da campanha. A próxima rodada de negociação está marcada para a próxima quarta-feira (30).