Bancários farão manifestações em todas as capitais na sexta-feira

São Paulo – O Comando Nacional dos Bancários decidiu nesta terça-feira (11) promover na próxima sexta-feira (14) manifestações contra a lucratividade dos bancos em todas as capitais do país. Os […]

São Paulo – O Comando Nacional dos Bancários decidiu nesta terça-feira (11) promover na próxima sexta-feira (14) manifestações contra a lucratividade dos bancos em todas as capitais do país. Os protestos fazem parte das atividades da greve dos bancários, que completa 15 dias.

Em reunião, na capital paulista, o Comando Nacional dos Bancários também avaliou a paralisação dos trabalhadores. Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), Carlos Cordeiro, o movimento está forte e será ampliado.

“Ante o silêncio dos bancos, decidimos que temos que ampliar a greve”, disse Cordeiro, após a reunião. “Vamos tentar paralisar setores que ainda não foram afetados e também parar agências que ainda continuam funcionando”, anunciou.

No balanço da greve feito ontem pela Contraf, 9.090 agências bancárias aderiram à greve. Isso, de acordo com Cordeiro, representa 45% do total de agências do país.

O presidente da Contraf disse ainda que o comando nacional vai enviar uma carta à presidenta Dilma Rousseff solicitando uma audiência. No encontro, os bancários pretendem discutir com a presidenta a importância do aumento salarial da categoria para melhorar a distribuição dos ganhos obtidos pelas instituições financeiras que atuam no país.

O comando vai enviar uma carta também ao presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal. Na carta, os bancários pedirão que o executivo participe das mesas de negociações entre os trabalhadores e os bancos.

Fonte: Agência Brasil