Metalúrgicos abrem negociação com montadoras e querem aumento real

Calendário prevê reuniões na semana que vem

São Paulo – A Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT-SP (FEM-CUT/SP) se reuniu na quinta (18) e nesta sexta-feira (19) com os representantes das montadoras, entre as quais Volkswagen, Ford, Mercedes-Benz, Scania e Toyota, marcando o início das negociações pela campanha salarial. Já foi estabelecido um calendário para discutir as cláusulas sociais e econômicas. As próximas reuniões serão realizadas nas próximas terça e quarta-feiras (dias 23 e 24), em São Bernardo do Campo. 

Segundo o presidente da federação, Valmir Marques, o Biro Biro, os metalúrgicos vão insistir em um acordo com aumento real (acima da inflação). “No ano passado, as negociações conquistaram 10,8% de aumento, o maior reajuste dos últimos anos. Sabemos que as montadoras dirão que este ano o cenário econômico é diferente de 2010, mas lutaremos para fechar um excelente acordo para nossa categoria.”

O Grupo 3 – dos sindicatos patronais dos setores de autopeças, forjaria e parafusos – também teve reunião na quinta. O debate contemplou cláusulas pré-existentes, como a ausência justificada para acompanhar filhos no hospital, garantia do emprego ao funcionário em vias de aposentadoria e aumento do auxílio creche. A FEM também reivindica a ampliação da estabilidade no emprego para a trabalhadora que sofrer aborto não criminoso, com licença remunerada para casos desse tipo e para funcionária vítima de violência doméstica. A discussão continua na terça (23).

Os 250 mil metalúrgicos da base de filiados da FEM, pertencentes a todos os grupos, reivindicam reposição integral da inflação, aumento real, valorização dos pisos salariais, licença-maternidade de 180 dias, ampliação dos direitos sociais, organização sindical no local de trabalho e jornada de 40 horas semanais.