Após pedido de diálogo, Dilma convida centrais para debater política industrial

Reunião ocorre nesta segunda, um dia antes de anúncio de plano do governo para o setor

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff reúne-se com representantes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (filiado à CUT) e de São Paulo (ligado à Força Sindical) para receber as demandas dos trabalhadores para a política industrial. A reunião, na segunda-feira (1º), é reivindicação recorrente na pauta das centrais, que exigem espaço na construção das propostas da Política de Desenvolvimento da Competitividade (PDC), programada para ser divulgada nesta terça-feira (2).

Um documento conjunto de confederações de metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical e Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) com propostas para o fortalecimento da produção nacional e geração de empregos de qualidade já havia sido encaminhado ao governo.

Para Sérgio Nobre, presidente dos Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a reunião é resultado das mobilizações da categoria alertando sobre os riscos das importações. “Com o objetivo de atrair a atenção da sociedade e do governo federal colocamos 30 mil trabalhadores na rodovia Anchieta, no início de julho, para alertar contra o risco que o crescimento das importações impõe à produção nacional e aos empregos de qualidade”, disse, referindo-se a uma manifestação conjunta entre os sindicatos cutistas e da Força Sindical..

O secretário-geral da Força, João Carlos Gonçalves, o Juruna, afirmou que, mesmo com o convite de Dilma para o encontro sobre o tema na segunda-feira, a entidade e as outras centrais – Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), União Geral dos Trabalhadores (UGT) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) – não irão participar do anúncio do governo para a PDC, no dia seguinte.