Dilma assina decreto que antecipa parcela do 13º de aposentados para agosto

Metade do salário cai entre fim de agosto e começo de setembro

São Paulo – Decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff autoriza a antecipação para agosto de parte do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os 24,6 milhões de beneficiários recebem entre os últimos cinco dias úteis de agosto e os cinco primerios de setembro. A grande maioria dos aposentados e pensionistas serão contemplados com metade do salário. Pessoas incluídas depois de janeiro terão valores proporcionais depositados.

O dia exato de recebimento pode ser verificado no site da Previdência Social, no ícone “Agência Eletrônica: Segurado”. Consta ali uma tabela com datas de pagamento de benefícios de 2011 (clique aqui para acessar). Cartazes com o cronograma foram distribuídos à rede bancária e às Agências de Previdência Social.

É a sexta vez em que a Previdência Social antecipa o pagamento. A iniciativa adotada em 2006 a partir de acordo firmado entre governo e entidades representativas de aposentados e pensionistas. Em 2010, a medida representou injeção de recursos de R$ 9 bilhões na economia dos municípios.

No caso de benefícios temporários, como o auxílio-doença, o cálculo também será proporcional.  Estão excluídos os benefícios que não garantem o direito ao 13º salário (amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família).

 

Leia também

Últimas notícias