Câmara de São Paulo aprova piso e gratificação do serviço funerário

São Paulo – Os projetos de lei que fixam o valor das gratificações por atividade e o piso dos trabalhadores do serviço funerário de São Paulo foram aprovados nesta quinta-feira […]

São Paulo – Os projetos de lei que fixam o valor das gratificações por atividade e o piso dos trabalhadores do serviço funerário de São Paulo foram aprovados nesta quinta-feira (30) pela Câmara Municipal. Segundo o PL 298/2011, o valor do piso dos funcionários sobe dos atuais R$ 545 para R$ 630 – para jornada de 40 horas semanais. O texto segue para sanção do prefeito Gilberto Kassab.

As gratificações serão pagas mensalmente por desempenho pessoal dos servidores, previstas pelo PL 300/2011. Os trabalhadores, que realizaram paralisação de 24 horas no dia 21 em pressão pelos aumentos, acompanharam a sessão plenária por dois dias. Temas polêmicos, como a proposta do Dia do Orgulho Hetero e as isenções fiscais ao estádio do Corinthians, em Itaquera, na zona leste da capital, centralizaram a pauta da Câmara.

Outras categorias do funcionalismo público municipal estão mobilizadas por reajuste salarial de 39% – que representa a reposição salarial de 2005 até 2011. Eles cobram ainda mudança na lei salarial, negociação da pauta de saúde, revisão dos planos de carreira e gratificações aos aposentados. Eles fizeram protestos nos últimos dois meses contra os reajustes anuais de 0,01% previstos pela legislação municipal. A data-base é 1º de maio.

A Secretaria de Gestão e Planejamento informou aos dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores do Município de São Paulo (SindSep-SP) a impossibilidade de apresentar índices de reajuste antes de agosto, forçando os servidores a aguardar e aproveitar o período para organizar a mobilização.