Sindicatos cobram melhoria de segurança no setor bancário

Outras reuniões estão programadas para tratar de temas como saúde e terceirização

(Foto: Jailton Garcia/Contraf-CUT)

São Paulo – O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região se reuniu nesta quarta-feira (16) com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para discutir o tema da segurança no setor. A discussão é a primeira das mesas temáticas programadas após a campanha salarial de 2010, que também irá contemplar outros temas, como saúde e terceirização.

Para o diretor do sindicato Daniel Reis, o encontro com a Fenaban teve objetivo de colocar problemas da área em debate. “Nessa primeira rodada cobramos a apresentação dos dados estatísticos semestrais do setor. Informações essenciais para discutir mais profundamente o problema e debater propostas que melhorem a segurança de bancários, vigilantes e clientes”, disse.

Avanços como a divulgação de estatística semestral e registro de boletim de ocorrência obrigatório nas agências assaltadas, tal como atendimento psicológico à vítima de sequestro foram, segundo Reis, assegurados em convenção coletiva. ”Muitos desses avanços saíram dos debates específicos que antecederam a própria campanha nacional, tornando-se cláusulas posteriormente. Por isso, essas mesas são importantes e devem ser tratadas com seriedade”, destaca.

Segundo a Contraf-CUT, outro ponto apresentado foi a chamada “saidinha de banco”, quando o cliente é assaltado logo após realizar as operações no banco.  “Trata-se de uma nova medida que estamos propondo para enfrentar esses ataques que já causaram a morte de três clientes neste início do ano e estão apavorando os trabalhadores e a sociedade”, afirmou o secretário de imprensa da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária, Ademir Wiederkehr.

“A justificativa é reduzir a circulação de dinheiro na praça, pois temos verificado que muitos clientes, quando precisam efetuar transferências de valores para outros bancos, preferem efetuar saques para não pagar essas tarifas, que são cobradas pelos principais bancos, enquanto são isentas pela maioria das instituições, conforme informações do site do Banco Central”, destaca a Contraf-CUT, que traz uma tabela com os valores de algumas tarifas dos bancos.

O próximo encontro sobre o tema irá ocorrer em 29 de abril, incluindo outros problemas recorrentes. Outras mesas serão realizadas ainda este mês, como saúde (25), igualdades e oportunidades (29) e terceirização (31).

Leia também

Últimas notícias