Em 2010, nenhum acordo salarial do setor metalúrgico perdeu para a inflação

Segundo o Dieese, a grande maioria teve aumentos reais

São Paulo – Em 2010, nenhum acordo do setor metalúrgico perdeu para a inflação, segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Foram pesquisadas 71 negociações. Desse total, 68% (95,8%) ficaram acima da variação acumulada do INPC-IBGE e três (4,2%) foram equivalentes à inflação. De acordo com o instituto, foi o melhor resultado desde 2000. Em relação à proporção de reajustes de aumento real, 2010 perdeu apenas para 2005 (97,1%) e 2007 (96,4%). A pesquisa foi divulgada pelo Dieese e pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT.

Os resultados do ramo metalúrgicos superaram a média das 700 negociações pesquisadas pelo instituto referentes a 2010 (88,7% acima da inflação, 7% equivalentes ao INPC e 4,3% abaixo). “Outra questão particular dos metalúrgicos é a magnitude do ganho real”, lembra o Dieese. Enquanto no total 15,1% das negociações tiveram três pontos de aumento real, no caso da categoria esse percentual superou 35,2%.

Somados os três últimos anos, 95,8% dos reajustes salariais dos metalúrgicos ficaram acima do INPC e 4,2%, abaixo.

“Os mais de 2,2 milhões de metalúrgicos, através de seus sindicatos locais distribuídos por todo o território nacional, parte significativa deles representados pelas 71 negociações salariais analisadas em 2010, beneficiaram-se do cenário econômico favorável e do bom desempenho também vivido pela indústria metalúrgica nacional”, diz o Dieese. “Espera-se em 2011 a continuidade desse cenário virtuoso, com mobilização maciça dos metalúrgicos cutistas em cada um de suas negociações de data-base, distribuídas por todo o território nacional”, acrescenta o instituto, que cita alguns desafios para este ano, como a valorização do real em relação ao dólar.

“Durante duas décadas, os estudos apontavam queda nos salários e empregos. Antes, a grande luta dos trabalhadores nas negociações salariais era a reposição da inflação. Agora vivemos um novo momento em nossa economia”, comentou o presidente da CNM-CUT, o deputado estadual Carlos Grana. Para o presidente da federação estadual da categoria em São Paulo, Valmir Marques da Silva, o Biro Biro, uma meta para o próximo período é elevar os pisos salariais. Todos os 12 acordos pesquisados no estado de São Paulo tiveram aumentos acima da inflação.

Com informações do site da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT

 

Leia também

Últimas notícias