Sindicato dos Metalúrgicos do ABC debate acessibilidade com Vannuchi nesta 5ª

Ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos enfoca a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, durante o evento

São Paulo – O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC promove, nesta quinta-feira (2), debate sobre Cidadania e Acessibilidade para todos, em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.  O ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, faz uma exposição a respeito do tema.

Entre os temas em pauta, Vannuchi enfoca a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência assinada pelo Brasil na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em março de 2007. O documento foi aprovado pelo Congresso Nacional e ganhou status de Emenda Constitucional. A convenção, em conjunto com leis específicas, dá suporte à política nacional para a inclusão da pessoa com deficiência.

“O ministro Vannuchi e o governo Lula foram muito importantes para que o movimento das pessoas com deficiência conseguisse a ratificação dessa Convenção da ONU”, afirmou o metalúrgico Flavio Henrique, coordenador do Coletivo de Trabalhadores com Deficiência da CUT Nacional.

Também participam do evento o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT-SP), ex-presidente do sindicato e da CUT; Flávio Henrique, coordenador do Coletivo dos Trabalhadores com Deficiência da CUT Nacional; Artur Custódio Moreira, coordenador do Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase;  Isaías Dias, vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência; Luiz Soares da Cruz, gerente de Políticas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura de São Bernardo; Tuca Munhoz, presidente do Instituto MID; e Naira Rodrigues, militante do movimento das pessoas com deficiência.

“As pessoas com deficiência não devem ser tratadas como vítimas ou com piedade, mas como cidadãos com algum tipo de limitação que têm direitos iguais a de qualquer outro”, afirma Sérgio Nobre.

Debate Cidadania e Acessibilidade para Todos

Quinta-feira (2), a partir das 18h, no Centro de Formação Celso Daniel, rua João Lotto, s/n – Centro de São Bernardo, ao lado da Sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC