Indústria paulista cria 8 mil vagas em agosto e se reaproxima de nível pré-crise

São Paulo – O setor industrial paulista criou 8 mil vagas em agosto, segundo pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O resultado representa alta de […]

São Paulo – O setor industrial paulista criou 8 mil vagas em agosto, segundo pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O resultado representa alta de 0,31% em comparação com julho e uma variação positiva de 4,79% em comparação com agosto de 2009.

De acordo com a pesquisa, 15 setores obtiveram resultados positivos na geração de empregos, com destaque para o de máquinas e equipamentos, que abriu 2.166 vagas em agosto. O setor de produtos farmoquímicos e farmacêuticos se manteve estável, enquanto seis apresentaram saldo negativo.

De acordo com o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp, Paulo Francini, entre dezembro de 2009 e o mês passado, a indústria paulista criou 180 mil postos de trabalho. Descontadas as demissões rotineiras que devem ocorrer no último trimestre do ano, quando, historicamente, o setor produtivo promove ajustes, a expectativa é de que o nível de emprego do setor em SP chegue a 5%, o que significará a geração de 120 mil vagas.

“Ainda não recuperamos os empregos existentes antes da última crise [econômica], mas estamos muito próximos disso. Acreditamos que se isso [a recuperação] não ocorrer ainda este ano – o que achamos que não deve mesmo acontecer -, isso acontecerá já no início de 2011”, disse Francini, ressaltando que o nível da atividade industrial pré-crise já foi retomado.

Desde que a pesquisa começou a ser feita, em 2005, o melhor resultado de crescimento anual foi atingido em 2007, quando o número de postos de trabalho cresceu 4,6%. O pior resultado, -0,1%, foi registrado em 2006. No entanto, se considerado somente o mês de agosto, a alta de 0,31% deste ano é a maior da série histórica, tendo superado os 0,28% de 2007.

Leia também

Últimas notícias