Qualificação e escolaridade garantem mais chances de o trabalhador ter um bom emprego, diz Lupi

Para Carlos Lupi, Nordeste tem resultado melhor por conta de investimentos da iniciativa privada, resultado do PAC e do Minha Casa, Minha Vida (Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr) Brasília – O mercado […]

Para Carlos Lupi, Nordeste tem resultado melhor por conta de investimentos da iniciativa privada, resultado do PAC e do Minha Casa, Minha Vida (Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr)

Brasília – O mercado de trabalho brasileiro está mostrando que quanto maior a qualificação e a escolaridade do trabalhador, mais chances ele tem de conseguir um emprego e ser melhor remunerado, disse nesta quinta-feira (5) o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

“Quanto menor o nível de escolaridade, maiores foram as demissões. Os únicos índices negativos de contratação foram para quem tinha concluído a quarta série ou ensino médio incompleto”, explicou.

O ministro destacou o maior crescimento regional, principalmente no Nordeste onde houve um aumento de 7,04% de postos de trabalho no ano passado em relação a 2008. “A gente comprova que há um crescimento regionalizado maior no Brasil, nas regiões mais carentes, e isso se deve basicamente ao salário mínimo que aumentou mais que a inflação”, disse.

Lupi afirmou que as empresas privadas tem investido mais na Região Nordeste por causa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Minha Casa, Minha Vida.

Segundo os dados da Rais, o Brasil contabilizou 41,2 milhões de empregos formais em 2009, um aumento de 1,766 milhão em relação ao ano anterior.