Fazenda de primo de ruralista é flagrada com trabalho escravo em TO

Deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) e ruralistas atrapalham a aprovação de medidas contra escravagistas

Oito trabalhadores dormiam num galpão com agrotóxicos e lixo (Foto: MTE)

São Paulo- Um grupo de fiscalização encontrou trabalhadores em condições análogas à escravidão em uma propriedade de Emival Ramos Caiado, primo do deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO). Na Fazenda Santa Mônica, em Natividade (TO), 18 pessoas ficavam alojados em cinco barracos de lona, isolados e próximos às frentes de trabalho. Não havia banheiros, água potável, energia elétrica, leitos e alimentação decentes.

As refeições, as ferramentas de trabalho e até o combustível das motosserras eram custeados pelos trabalhadores. Algumas carteiras de trabalho estavam retidas com o empregador e muitos empregados não descansavam aos domingos.

Outros oito foram encontrados em um galpão mais próximo à sede, onde dormiam em colchões improvisados próximos a agrtóxicos e materiais qu não tinham mais uso. Também não havia banheiro e as instalações elétricas irregulares expostas a um ambiente cheio de óleo.

O grupo formado por integrantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) lavrou, em janeiro de 2010, 22 autos de infração referentes à Fazenda Santa Mônica. Entre eles: prorrogar a jornada de trabalho além do limite legal de duas horas diárias; deixar de conceder descanso semanal de 24 horas consecutivas; manter empregado trabalhando sob condições contrárias às disposições de proteção ao trabalho, e admitir ou manter empregado sem o respectivo registro.

Ronaldo Caiado, primo do proprietário da fazenda, é um dos principais expoentes da bancada ruralista, grupo no Congresso. O grupo atua em defesa do agronegócio e age como obstáculo para a aprovação de medidas mais severas contra escravagistas. Um deles é a  Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 438/2001, que expropria (sem indenizações) a terra de quem comprovadamente explorar mão de obra escrava.

A assessoria de Ronaldo Caiado (DEM-TO), que concorre à reeleição em outubro, declarou que o parlamentar não responde pela conduta de outrem e que não defende quem comete crimes.

Sérgio Caiado (PP), irmão de Emival, também concorre a uma cadeira na Câmara Federal. Sérgio, que já exerceu o cargo na legislatura passada, atua como presidente do partido em Goiás. 

Com informações da Repórter Brasil

Leia também

Últimas notícias