Acordo reduz jornada na Basf para 36 horas por semana

Acordo estende direito a 1.300 trabalhadores (Foto: Dino Santos/Divulgação) São Paulo – Os trabalhadores da Basf Demarchi, em assembléia em São Bernardo do Campo (SP) no início da tarde desta […]

Acordo estende direito a 1.300 trabalhadores (Foto: Dino Santos/Divulgação)

São Paulo – Os trabalhadores da Basf Demarchi, em assembléia em São Bernardo do Campo (SP) no início da tarde desta segunda-feira (24), aprovaram o acordo de redução de jornada semanal de 42 para 36 horas e 27 minutos. A conquista ocorre em um contexto em que as centrais sindicais buscam a aprovação, no Congresso Nacional, de uma emenda constitucional de redução da jornada máxima para 40 horas semanais.

Segundo o Sindicato dos Químicos do ABC, a maior parte dos 1.300 trabalhadores da produção passariam menos horas no trabalho, o que deve gerar 100 postos de trabalho além de promoções.

Para Fábio Lins, dirigente da Confederação Nacional dos Químicos (CNQ-CUT) e do sindicato, a conquista é histórica. “(Ela) significa uma vida com mais qualidade para todos, uma vida sem horaextra”, comemora.  “Significa também o justo retorno da produtividade acumulada pela empresa nos últimos anos”, completa.

Foram incluídos os setores Fábrica 1 e Suvinil, incluindo produção, laboratório e logística, que se juntam aos da Resina e da Segurança Patrimonial, onde a redução havia sido alcançada.
 
Também foi aprovada na assembleia o acordo de Programa de Participação nos Resultados que define o pagamento-extra caso sejam atingidas metas pela empresa.

Leia também

Últimas notícias