Paraná testa nova carteira de trabalho mais segura contra fraudes

Curitiba – Ainda em fase de teste, um novo modelo de Carteira de Trabalho e Previdência Social mais segura contra fraudes está sendo emitido por meio de um sistema informatizado […]

Curitiba – Ainda em fase de teste, um novo modelo de Carteira de Trabalho e Previdência Social mais segura contra fraudes está sendo emitido por meio de um sistema informatizado nas cidades de Curitiba, Cascavel, Maringá, Foz de Iguaçu, Londrina e Ponta Grossa, no Paraná. A nova carteira traz a foto do trabalhador, a assinatura e a digital impressas no documento.

Para a chefe do Setor de Carteira do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (Srte-PR), Avani Clarice Albanski, o sistema informatizado de emissão evita que a mesma pessoa retire mais de uma carteira.

“As fraudes mais comuns ocorrem em fotos, na alteração da identidade e na emissão de mais de uma carteira para a mesma pessoa. Muitos solicitam o documento em postos diferentes já pensando em fraudar o seguro-desemprego, a aposentadoria e outros benefícios”, afirmou.

Para solicitar a nova carteira, o trabalhador tem que estar de posse do CPF, da carteira de identidade ou certidão de nascimento e do comprovante de endereço.

O novo sistema deverá ser implantado em todas as agências do Ministério do Trabalho e nos postos conveniados. O prazo entre a solicitação e a entrega do documento que era em média de 15 dias, agora é de uma semana.

Fonte: Agência Brasil