Metalúrgicos do ABC rejeitam proposta salarial

Em assembleia no Sindicato, em São Bernardo, 5 mil trabalhadores rejeitaram oferta de reposição da inflação e aprovaram início de protestos, paralisações e greves a partir desta terça-feira

Os Metalúrgicos do ABC rejeitaram, por unanimidade, em assembleia realizada na sexta-feira (4) a proposta salarial das montadoras (Sinfavea) e das autopeças (Sindipeças). Os mais de 5 mil trabalhadores que participaram do ato realizado na rua do Sindicato também aprovaram início das mobilizações com atos, protestos, paralisações e greves, a partir desta terça-feira (8).

Neste sábado (12), estabelecido como data-limite para as empresas atenderem às reivindicações dos Metalúrgicos, será realizada nova assembléia deliberativa da campanha salarial.

Aumento real

Na sexta, os trabalhadores disseram “não” ao aumento real zero e às propostas do Sinfavea e do Sindipeças (sindicatos das empresas) de conceder apenas a reposição da inflação do período – estimada em 4,7%. A categoria reivindica aumento real de salário.

“Não vamos aceitar apenas o INPC”, disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre.

Cerca de 2,5 mil trabalhadores do segundo turno da Volkswagen, planta Anchieta, deixaram a produção e rumaram, em passeata, para a assembléia no Sindicato. Eles não retornaram ao trabalho.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC