Metalúrgicos do ABC: 69 fábricas fecham acordo; greve continua apenas em uma

Sindicato acredita que acordos que faltam serão fechados até no início da próxima semana

Após nove dias de paralisação, a maioria das empresas da base do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC já atendeu às reivindicações dos trabalhadores e voltou a produzir.

De acordo com o sindicato, até esta sexta-feira (25), 69 fábricas, em que trabalham 24 mil funcionários, assinaram compromisso de aumento real de 2%, além dos 4,44% da inflação do período (total de 6,53%), mais abono correspondente a um terço do salário médio do grupo.

Outras oito fábricas estão em negociação e apenas os trabalhadores da Otis, de São Bernardo do Campo (SP), continuam parados. Segundo o sindicato, a empresa sinalizou que vai negociar. As montadoras foram as primeiras a fechar acordo e trabalhadores não entraram em greve.

Diante do avanço nas negociações, Sérgio Nobre, presidente do sindicato, acredita que será possível fechar acordos coletivos com os Grupos 2, 3, 8 e fundição até, no máximo, o início da próxima semana. “Esse número de compromissos é argumento mais que suficiente e forte para forçar os setores patronais a fecharem acordos coletivos conosco e que contemplam toda a categoria”, analisou.

Com informações do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC