Bancos agendam nova rodada de negociação

No sexto dia de greve, Fenaban marca reunião para esta quinta-feira (1º)

São 5,8 mil agências atingidas em todo o país, segundo sindicalistas (Foto: Bancários DF/Divulgação)

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) aceitou retomar as negociações salariais da campanha dos bancários. A reunião foi agendada para esta quinta-feira (1º), às 10h, em São Paulo. A decisão acontece no sexto dia da greve da categoria que, segundo estimativas da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), atingiu 5.786 agências em todo o país.

A última reunião ocorreu no dia 17 de setembro, quando os banqueiros apresentaram proposta de reajuste de 4,5%, contra os 10% reivindicados. No caso da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), enquanto os bancários demandavam três salários mais R$ 3.850 fixos, as instituições financeiras ofereceram um valor inferior ao de 2008.

No sábado (26), o Comando Nacional havia encaminhado correspondência à Fenaban cobrando a retomada das negociações e reforçando as reivindicações da categoria.

“O fim da greve está nas mãos da Fenaban”, avalia Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. “Os bancários só foram à greve, último recurso dos trabalhadores, depois de rejeitar uma proposta rebaixada dos banqueiros”, explica.

Públicos

A força da greve também fez o Banco do Brasil agendar para esta quarta-feira (30), às 14h, uma nova rodada de negociações específicas com o Comando Nacional dos Bancários, assessorado pela Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, em São Paulo.

A Caixa Econômica Federal também procurou o Comando Nacional e a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa para a retomada das negociações específicas. A nova rodada acontece nesta quinta-feira às 15h, em São Paulo.