Após sete dias de greve, 70 empresas atendem às reivindicações de metalúrgicos do ABC

No balanço atualizado desta quinta-feira (24), 70 empresas se comprometeram a atender as reivindicações dos trabalhadores, com reajuste de 6,53%, sendo 2% de aumento real, além de abono. Mesmo assim, […]

No balanço atualizado desta quinta-feira (24), 70 empresas se comprometeram a atender as reivindicações dos trabalhadores, com reajuste de 6,53%, sendo 2% de aumento real, além de abono. Mesmo assim, nesta sexta, os metalúrgicos seguem no oitavo dia de greve.

Das 70 empresas, 30 são de São Bernardo; 33 de Diadema e 7 da Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Essas fábricas estão entre as maiores da categoria na base dos Metalúrgicos do ABC (fora as montadoras), como o Grupo Dana (1.500 trabalhadores), em Diadema, e a Mahle Metal Leve (1.061), em São Bernardo.

O sindicato informa que não fecha acordo por empresa. Nas fábricas do ABC que acataram a pauta da categoria, à revelia dos sindicatos patronais como o Sindipeças, os trabalhadores vão aguardar o desfecho e o acordo coletivo trabalhando. Nas demais, a greve continua.

Mesmo acordo

Os índices acordados nessas 61 empresas são os mesmos conquistados pelo Sindicato na mesa de negociação com o Sinfavea para os trabalhadores das montadoras da base em 11 de setembro, inclusive o abono que será um terço do salário médio dos grupos ainda sem acordo –  grupos 2, 3 e 8 e Fundição. O Sindipeças (que representa as autopeças) e representantes patronais dos demais grupos tiveram suas propostas rejeitadas. No último dia 17, assembleia com mais de 4 mil trabalhadores decretou greve por tempo indeterminado.

Além dos trabalhadores nas montadoras e em autopeças, que pertencem ao Grupo 3 (mais os de parafusos e forjarias), estão sem proposta de aumento salarial o Grupo 2 (máquinas e eletroeletrônicos), Fundição e Grupo 8 (laminação e trefilação, refrigeração, condutores elétricos, material ferroviário e rodoviário, artefatos de metais, balanças, esquadrias e de construções metálicas). A data-base do Grupo 10 é 1° de novembro.

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC tem 96 mil trabalhadores na base sua base, assim distribuídos: montadoras (32 mil), autopeças (26 mil). G2 e G8  (30 mil), G10 (7,5 mil) e fundição (1,2 mil).

Com informações do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC